sábado, 14 de maio de 2011

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Os trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Município de Tucuruí vêm divulgar a sociedade o descaso com que o prefeito Sancler Ferreira vem tratando a educação sem se importar em construir escolas na união de respeito, democracia, ensino e inclusão social, para que tenham de fato uma participação efetiva no processo de desenvolvimento do nosso Estado, do nosso País.

Nos últimos anos todos nós (educadores e educadoras) pautamos um debate crítico junto com as comunidades escolares e esta união foi decisiva ao alcance de melhorias para a oferta de uma educação pública e de qualidade. Mesmo assim, as atitudes e desmandos do prefeito Sancler deixam claro que é preciso endurecer nossas atitudes contra o autoritarismo e perseguições. Os direitos, que conseguimos com muita disposição e lutas, nos foram subtraídos de forma dura e irresponsável e não temos outra saída a não ser lutar contra essas posturas mesquinhas e retrógradas.

Acreditamos que a saída para essa situação, concentra-se em priorizar a educação dentro de um projeto URGENTE de governo. E neste sentido, para o SINTEPP, a valorização profissional dos educadores é tema central que deve ter como elementos inseparáveis: a carreira, o salário e a formação de todos os trabalhadores em educação. Não há dúvida de que com a manutenção da DESVALORIZAÇÃO da educação no governo Sancler, a oferta de uma educação de qualidade será muito mais difícil.

As campanhas midiáticas de rádio e TV, com o sentido de enganar ao povo, são práticas antigas com efeito poderoso, tanto quanto perverso, pois são financiadas com muito dinheiro público. Mas, graças à percepção das pessoas, essa prática nem sempre dá certo.

Mais uma vez contamos com a sociedade tucuruiense, para a qual renovamos o pedido de apoio para mudar essa realidade. Pense nisso!

SINTEPP de Tucuruí.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

SINTEPP: agenda de lutas

Precisamos reagir contra as perseguições que o governo Sancler Ferreira vem sistematicamente impondo aos Educadores Municipais. Sendo assim é importante estarmos antentos e atentas à seguinte agenda lutas:

Dia 14/Maio (sábado) - ATO PÚBLICO com café da manhã, às 7:30 horas no SINTEPP. Em seguida iremos participar do AÇÃO GLOBAL, quando divulgaremos à sociedade o descaso, o desrespeito e as perseguições do prefeito Sancler contra a nossa Categoria.

Dia 18/Maio (quarta-feira) - Assembléia Geral, às 17:30 horas no SINTEPP. Pauta: Decisão sobre estado de GREVE.

Divulgue e participe!

Mais informações:
(94) 3787-4225

Ação Global 2011: Tucuruí recebe o mutirão da cidadania

Quem nunca teve uma certidão de nascimento ou documento de identidade e CPF poderá ter a oportunidade de conseguir retirar esses documentos importantes para exercer a cidadania no próximo sábado, 14, em Tucuruí, no sudeste do Estado. De 9h as 17h, o Serviço Social da Indústria - SESI Pará em parceria com a TV Liberal/Rede Globo realizarão o grande mutirão de cidadania Ação Global 2011, no Ginásio Polo Esportivo de Tucuruí (Av. 7 de Setembro, S/N - Centro).

Este ano, a coordenação do evento pretende realizar cerca de 30 mil atendimentos e beneficiar mais de 15 mil pessoas do município. Para isso, vai contar com a participação de mais de 1,5 mil voluntários de cerca de 40 entidades parceiras, como a Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, as secretarias da prefeitura de Tucuruí, e demais entidades não governamentais que vão doar um dia inteiro do seu trabalho para contribuir com a cidadania e com a responsabilidade social.

“Quem não tem cidadania está excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade na sociedade em que vivemos. Um evento como este é uma oportunidade para milhares de pessoas conseguirem, em menos de 24 horas, recuperar direitos que lhe foram negados por toda a vida, como uma simples consulta médica e um documento de identidade”, explica José Olímpio Bastos, superintendente do SESI/Pará.

O Ação Global é realizado simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Reúne, num único dia, milhares de voluntários com o objetivo de garantir mais cidadania à população carente, oferecendo serviços gratuitos nas áreas de educação, cidadania, saúde, esporte, cultura e lazer.

Programação - Os Serviços oferecidos pela Ação Global variam de acordo com o local e as parcerias estabelecidas em cada região. Em Tucuruí, serão oferecidos os seguintes serviços subdivididos em:

Saúde: consultas médicas e odontológicas, medição da pressão arterial, orientação para a prevenção de doenças, distribuição de preservativos, tipagem sangüínea, teste de HIV com resultado na hora e acompanhamento psicológico, medição de colesterol, vacinação, Fonoaudiologia, orientações sobre prevenção e controle de câncer.

Responsabilidade social e cidadania: emissão de documentos fundamentais como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, orientação sobre Direito Trabalhista e Serviço Previdenciário, cadastro no Bolsa Familia, corte de cabelo, entre outros.

Educação: ações de sensibilização para adultos retornarem à sala de aula, divulgação da educação infantil, ensino fundamental, educação do trabalhador, jogos educativos, oficinas de pintura e empreendedorismo, educação fiscal, ação educativa no trânsito e educação ambiental.

Cultura: Na parte cultural do Ação Global, a TV Liberal e a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Tucuruí estão preparando uma extensa programação com shows de bandas regionais e apresentações artísticas para o público se divertir durante o evento.

Esporte e Lazer: O SESI vai levar uma equipe de educadores físicos para coordenarem torneios esportivos como jogos de futebol de travinha, voleibol de areia, apresentações de artes marciais, oficina de xadrez, cama elástica, jogos recreativos, entre outros.

Serviço: O grande mutirão de cidadania Ação Global 2011 será realizado neste sábado, 14, de 9h às 17h, no Ginásio Pólo Esportivo de Tucuruí (Av. 7 de Setembro, S/N - Centro). Mais informações: (91) 4009-4920/4973/ 9100-5667.

Fonte: FIEPA

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ASERT: eleição 2011

Quem, na quarta-feira (27/Abril), compareceu ao Clube do Paraíso para exercer seu direito ao voto na eleição da Comissão Eleitoral da ASERT já percebeu que sua postura crítica, consciente e aguerrida será fundamental para dizer NÃO àqueles que pensam que a ASERT é um recanto para falcatruas.
Aos, que por algum motivo não foram votar, saibam que algumas pessoas, na tentativa de emplacar suas opiniões, nivelaram o debate por baixo e sobrou assédio moral com agressões verbais a vários servidores associados. Muitos não aguentaram o bate-boca e saíram antes de iniciada a votação.
Dos cinco membros da Comissão Eleitoral, apenas três foram eleitos e por motivo de empate nas demais vagas, no próximo dia 12 de Maio acontecerá o último e decisivo turno da dessa eleição. Sendo assim, todos os servidores filiados devem retornar às urnas para concluírem a eleição da Comissão Eleitoral da ASERT.
MAIS UM DESAFIO. Representando a nossa Categoria está a Professora MARIA ROSA SANTANA e é para essa companheira que estamos pedindo o seu apoio e o seu voto.

O FUTURO DA ASERT TAMBÉM DEPENDE DE VOCÊ.
MOBILIZE-SE !!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nota técnica da SEDUC sobre PCCR

Ontem, dia 05/05, representantes do governo estadual entregaram ao SINTEPP sua posição sobre o PCCR dos profissionais do magistério, através de uma "nota técnica". Abaixo transcrevemos o documento (em preto) e a transcrição dos dispositivos citados (em vermelho).

A assessoria do sindicato está elaborando um parecer sobre tal nota para entregar na próxima reunião a ocorrer no dia 9 de maio, às 9h.
 
Para saber mais: [aqui]